Turismo, gestão e território
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo, gestão e território

Autor(es): Norberto Pinto dos Santos                                                                                         

Periódico: Caderno Virtual de Turismo             Volume: 14           Número: especial           Páginas: 66-86           Ano: 2014

Palavras-chave:
Gestão turística      Sustentabilidade territorial      Políticas para o turismo                                                                             

Resumo: O turismo revela-se como um sector económico que, mais rapidamente e com menores investimentos, consegue atuar nos territórios e atingir impactos positivos significativos. A organização dos territórios de visitação turística, os destinos e lugares turísticos necessitam de processos, de preferência sistémicos, de intervenção e acção, obrigando a uma grande capacidade de gestão. As relações entre sustentabilidade territorial, promoção dos lugares e difusão de imagem, têm que ser, cada vez mais, densas e reflexivas, de forma a conseguir, através do turismo, tanto a melhoria de qualidade de vida dos residentes, como a máxima satisfação dos visitantes. Às políticas de suporte destas estratégias é dada grande atenção por parte de todos os stakeholders, direta ou indiretamente associados ao turismo. Este texto, salientando a importância dos lugares enquanto cenários de interacção entre oferta e procura de consumo turístico, dá uma perspectiva de valorização da competitividade dos destinos turísticos e debruça-se sobre os programas e políticas de suporte e orientação do turismo, em Portugal, dando ao território um lugar central na definição dos processos de gestão das atividades turísticas.

Referência em formato ABNT:
SANTOS, Norberto Pinto dos. Turismo, gestão e território. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 14, n. especial, p. 66-86, 2014.


Comunicar um erro nesta referência