Turismo e território: relações e complexidades
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Turismo e território: relações e complexidades

Autor(es): Aguinaldo Cesar Fratucci                                                                                         

Periódico: Caderno Virtual de Turismo             Volume: 14           Número: especial           Páginas: 87-96           Ano: 2014

Palavras-chave:
Turismo      Território      Planejamento                                                                             

Resumo: O presente ensaio busca organizar de forma preliminar algumas reflexões epistemológicas sobre o fenômeno turístico e suas relações e inter-relações com o espaço, a partir de estudos e vivência no planejamento e na gestão de destinos turísticos. Para tanto, adota uma postura metodológica dialógica, tendo o paradigma da complexidade de Edgar Morin como base filosófica. Sem perder de vista ser o turismo um fenômeno complexo característico da contemporaneidade, analisa alguns dos pares de categorias de estudo: espaço-território, planejamento-gestão e fenômeno-atividade, buscando comprovar as relações complementares e recursivas entre eles, sem deixar de lado as suas contradições dialéticas. Por ser ainda um ensaio preliminar, não fecha nenhuma questão, deixando espaço para novos diálogos sobre o recorte temático selecionado.

Referência em formato ABNT:
FRATUCCI, Aguinaldo Cesar. Turismo e território: relações e complexidades. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 14, n. especial, p. 87-96, 2014.


Comunicar um erro nesta referência