Dos costumes ao espetáculo: a transformação da festa junina campinense em “o maior São João do mundo”
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Dos costumes ao espetáculo: a transformação da festa junina campinense em “o maior São João do mundo”

Autor(es): João Gabriel de Lima Perdigão,      André Luiz Maranhão de Souza Leão                                                                                   

Periódico: Caderno Virtual de Turismo             Volume: 15           Número: 1           Páginas: 52-68           Ano: 2015

Palavras-chave:
São João de Campina Grande      identidade cultural      megaevento      tradicional      moderno.                                                                 

Resumo: O São João de Campina Grande (PB) se tornou um evento de repercussão nacional e internacional. Partindo de um caráter cultural e regional, com resgate às raízes nordestinas, elementos de grande espetáculo foram inseridos ao longo dos anos, transformando-o num megaevento. Com isso, a identidade da festa passou a ser manifestada por diversas formas. Nesse sentido, questiona-se: como se configura a identidade cultural do São João de Campina Grande com a sua transformação em megaevento? Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas. Os dados foram acessados junto a quatro grupos de agentes produtores da festa e analisados por meio de análise de discurso. Os resultados revelam que a identidade cultural do São João de Campina Grande se configura pela existência de dicotomias que sustentam dois discursos identitários: o tradicional e o moderno.

Referência em formato ABNT:
PERDIGÃO,, João Gabriel de Lima; LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza. Dos costumes ao espetáculo: a transformação da festa junina campinense em “o maior São João do mundo”. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 52-68, 2015.


Comunicar um erro nesta referência