Políticas culturais patrimoniais e planejamento urbano na Cidade Imperial de Petrópolis (RJ) = Heritage cultural policy and urban planning in the Imperial City of Petropolis, RJ
Publicações de Turismo

Sobre

 

Nova busca:   Campo:   Tipo:     



Tipo: periódico

Título: Políticas culturais patrimoniais e planejamento urbano na Cidade Imperial de Petrópolis (RJ) = Heritage cultural policy and urban planning in the Imperial City of Petropolis, RJ

Autor(es): Ana Paula Silva de Araújo                                                                                         

Periódico: Revista Cenário             Volume: 3           Número: 4           Páginas: 105-123           Ano: 2015

Palavras-chave:
Políticas culturais e de preservação      Patrimônio      Plano Diretor Turístico      Plano Municipal de Cultura      Petrópolis (RJ)                                                                 

Resumo: A construção de uma relação mais democrática da sociedade com as políticas culturais e de preservação do patrimônio não atingiu avanços na conquista igualitária de direitos culturais. Isso passa a ser evidente na Cidade Imperial de Petrópolis (RJ), onde os instrumentos do planejamento urbano se direcionam para um tratamento meramente turístico do patrimônio reforçando a exclusão social da comunidade local. Sendo assim, o objetivo deste artigo é compreender a relação Estado e cultura em sua trajetória histórica na construção do planejamento na cidade de Petrópolis. Para isso, a metodologia seguida foi um levantamento das principais discussões sobre as políticas culturais e de preservação do patrimônio no Brasil e dos planos diretores municipais. Portanto, nas políticas de preservação do patrimônio, a hierarquia social entre o culto e o inculto nunca foi legitimamente rompida, mas reinventada nos limites do retorno a um passado imperial.

Referência em formato ABNT:
ARAÚJO, Ana Paula Silva de. Políticas culturais patrimoniais e planejamento urbano na Cidade Imperial de Petrópolis (RJ) = Heritage cultural policy and urban planning in the Imperial City of Petropolis, RJ. Revista Cenário, Brasília, v. 3, n. 4, p. 105-123, 2015.


Comunicar um erro nesta referência